Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Charme Fabuloso

Este é um cantinho fabuloso e cheio de charme onde eu vou partilhando as minhas experiências. Viagens e comida são os temas mais recorrentes aqui no blogue, mas não faltam assuntos sobre decoração e moda.

Charme Fabuloso

Coisas que podemos fazer para ajudar o meio ambiente

COMO AJUDAR O MEIO AMBIENTE.png

 

Costuma-se dizer que "um pequeno gesto pode mudar o mundo". Vamos mudar o nosso e o dos nossos (futuros) filhos e o dos nossos (futuros) netos e por aí afora.

 

Há uma coisa que eu faço sempre e que eu tenho a perfeita consciência de que não o devia fazer. Quando estou a tomar banho não desligo a água durante o processo de esfregar a cabeça e o corpo. No entanto, eu tenho vindo a corrigir esse flagelo ambiental provocado por mim e posso dizer que estou muito melhor. 

 

Lembrei-me de abordar este assunto porque no outro dia, em conversa de café, eu percebi que há mais pessoas a fazerem o mesmo. Está errado, como é óbvio, por isso é que eu quero alterar esta minha atitude. A mais recente notícia que li relacionada com o ambiente foi sobre o facto de, em agosto, já termos esgotado o orçamento anual dos recursos renováveis da Terra. 

 

E porque eu sei que esta é uma atitude comum e simples de corrigir, basta querermos, aproveito para partilhar 5 formas simples de preservar o meio ambiente a partir de nossa casa:

 

1. Desligar eletrodomésticos da tomada quando não são utilizados: Computadores, televisões, máquina do café, microondas e rádios/aparelhagens são alguns dos eletrodomésticos que podem ser desligados para evitar que consumam energia desnecessária;

 

2. Ter a casa completamente vedada: Em Portugal, nós não temos tido aquele frio duro que sentimos no norte da Europa, por exemplo. No entanto, faz frio no Inverno e nós utilizamos aquecedores e afins. Se tivermos a casa bem vedada é possível acumular o calor durante mais tempo e impedir que o frio do exterior nos invada a casa. 

 

3. Optar por lâmpadas LED: Este produto oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia.

 

4. Apagar as luzes quando não são necessárias: Posso inventar aqui o termo síndrome estrela de Hollywood (que eu não tenho, pelo menos, neste sentido que vou explicar). Por onde passamos as luzes acendem-se e não voltam a ser apagadas. Às tantas, já temos a casa toda iluminada. Não pode ser, quando saímos de uma divisão apagamos as luzes. Mas acho que este esquecimento de apagar as luzes é muito comum.

 

5. Evitar produtos descartáveis: O caso dos guardanapos é o mais recorrente. Eu conheço poucas pessoas (devo conhecer uma) que utilizem em casa guardanapos de pano. Não é snobismo, é consciência. Sou capaz de adotar esta dica. 

 

10 comentários

Comentar post