Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Charme Fabuloso

Este é um cantinho fabuloso e cheio de charme onde eu vou partilhando as minhas experiências. Viagens e comida são os temas mais recorrentes aqui no blogue, mas não faltam assuntos sobre decoração e moda.

Charme Fabuloso

Seis poderosas formas de tornar a semana produtiva

semana.jpg

 

O ritmo do dia a dia com a quantidade de coisas que temos para fazer faz-nos chegar ao final da semana e pensar que deixamos muito por fazer. Há momentos, no meu caso em particular, em que eu precisava que o dia tivesse mais de 24 horas para conseguir fazer tudo o que quero.

 

Como hoje começa uma nova semana, que tem a particularidade de ser metade primavera e metade verão, deixo-vos seis poderosas formas de tornar a semana produtiva. Aviso já que não é preciso trabalhar horas a fio sem paragens, basta focarmo-nos em cada tarefa que estamos a desempenhar no momento. 

 

1. Em vez de pensar age!

Pensar e planear é importante, mas não podemos gastar demasiado tempo nesta fase sem haver resultados concretos. O objetivo é fazer uma breve preparação das tarefas e que estas se possam iniciar assim que possível. No meu caso, quando vejo que o projeto está a ganhar forma dá-me mais motivação para continuar. Claro que durante o processo de execução existe sempre espaço para melhorias. O grande projeto recente que tive foi a minha dissertação de mestrado e, hoje, sinto que perdi muito tempo inicial a organizar as coisas e a fazer pesquisas.

 

2. Foco nos resultados positivos

Sempre ouvi dizer que quem não erra é quem não faz. Esta é uma grande verdade! Erramos. É a vida e o mundo não acaba por isso. Não acredito que alguém erre de propósito. Assim, devemos ter no nosso pensamento os resultados positivos em vez dos negativos, que nos causam stresse e angústia. Eu quando estou angustiada tenho alguma dificuldade em fazer as coisas em condições, por isso o melhor é pensar que também há um lado positivo e dar-lhe a devida importância. 

 

3. Adota as regras que funcionam para ti

Há quem goste de começar o trabalho de manhã cedo e ter parte da tarde livre para relaxar e aproveitar a vida de outra forma. Há outras pessoas que só funcionam mais tarde e que preferem prolongar o trabalho para a noite, que é o momento em que atingem maior produtividade. Por isso, cada caso é um caso e, se for possível, adota a rotina de trabalho que mais te convier. 

 

4. Celebra as pequenas vitórias

Embora o resultado de grandes projetos tenha um impacto maior, os pequnenos projetos também são resultado do nosso esforço e da nossa dedicação. Por isso as pequenas coisas da vida também devem ser valorizadas.

 

5. Não te desculpes por falta de inspiração

Por experiência própria, não entendo como é que não se faz por falta de inspiração. Há efetivamente dias em que uma pessoa não está inspirada, mas o trabalho não pára e, por isso, temos que pôr a cabeça a funcionar e avançar. Na minha opinião, a inspiração surge também quando estamos a executar determinado projeto.

 

6. (Se for o caso) delegar tarefas

Nós não somos super mulheres nem super homens, por isso devemos confiar com quem trabalhamos e delegar tarefas. Acumular todo o trabalho não terá um resultado positivo porque corremos o risco de nos esquecermos de metade das tarefas e estas podem não ficar bem feitas. Assim, devemos contar com a ajuda das pessoas com quem trabalhamos para que o trabalho resulte bem. 

 

 

9 comentários

Comentar post