Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Charme Fabuloso

Este é um cantinho fabuloso e cheio de charme onde eu vou partilhando as minhas experiências. Viagens e comida são os temas mais recorrentes aqui no blogue, mas não faltam assuntos sobre decoração e moda.

Charme Fabuloso

Work | Dicas para trabalhar em casa de forma produtiva

office charme fabuloso.jpg

 

Ainda me sinto numa fase de transição da minha vida e não estou muito confortável com a situação. Estou desejosa para que termine e que me dê alguma paz de espírito para voltar a poder planear coisas e pensar um pouco mais a longo prazo.

 

Esta é a segunda semana que estou a trabalhar à distância, em casa (nos últimos dois meses estive em casa). Trabalhei dois anos à distância, mas sempre tive um escritório que me obrigava a sair de casa, a arranjar-me, a respirar um ar diferente. Claro que há vantagens: se começo a trabalhar às 9 da manhã basta acordar meia hora antes para tomar banho, vestir-me, tomar o pequeno-almoço e já está. Em Lisboa é um luxo, acreditem.

 

À primeira vista, para quem já está com os colegas pelos cabelos e farto de enfrentar o trânsito todas as manhãs no pára-arranca, esta é uma vida santa. É, mas nem tudo são rosas (disse isso no outro dia a uma pessoa que me respndeu: "A sério? Quem diria..." portanto deduzo que vocês também saibam que em tudo na vida há o lado bom e o mau).

 

Já referi algumas vantagens que existem, mas trabalhar em casa implica muita disciplina e muito foco. É um trabalho difícil porque há muitas distrações e não existe ninguém ao lado a vigiar quantas bolachas como por dia, se vejo o telemóvel, se ligo a televisão, se estou bem ou mal vestida. 

 

O mais difícil, no meu caso, é não ter espaço para improvisar um escritório. Ando à procura de locais para onde eu possa ir trabalhar sem ter que consumir, de preferência, mas que não me faça sair de casa uma hora antes para estar online às nove da manhã. Não conheço ninguém que trabalhe em casa, mas gostava para me sentir integrada. 

 

Eis 5 dicas para tornar o trabalho em casa eficiente:

1. Ter música ambiente: Nas últimas duas semanas, o Spotify tem sido o meu melhor amigo. Normalmente, ouço Jazz instrumental para evitar distrações;

2. Ter a temperatura no ponto: Ter o espaço onde trabalhamos a uma temperatura em que nos sentimos confortáveis. Como a minha casa é muito fria, este é um aspeto que eu não tenho conseguido cumprir;

3. Estar num espaço com luz natural: Consigo cumprir. Pode não bater o Sol, mas nesta casa entra luz por todo o lado, deve ser por estar toda branca, acaba por refletir a luz;

4. Ter os móveis certos: Uma secretária e uma cadeira confortáveis. Se esta situação se prolongar vou ter que arranjar um cantinho para colocar uma secretária. Nada que o IKEA não resolva;

5. Foco: Focar-me nas tarefas e ter objetivos têm-me motivado nestes dias.

 

Aproveitem para seguir o blog no Facebook e no Instragram.

 

 

6 comentários

Comentar post