Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Charme Fabuloso

Este é um cantinho fabuloso e cheio de charme onde eu vou partilhando as minhas experiências. Viagens e comida são os temas mais recorrentes aqui no blogue, mas não faltam assuntos sobre decoração e moda.

Charme Fabuloso

Acabeeeei: A Amiga Genial, de Elena Ferrante

A-Amiga-Genial-Elena-Ferrante.jpg

 

A Amiga Genial, de Elena Ferrante, foi o meu livro de cabeceira durante as últimas semanas. Terminei e vou avançar para o segundo volume. Quem já leu todos os livros da tetralogia?

 

Esta vida não é fácil para ler livros. Quando acabo de fazer todas as coisas que me são obrigatórias, chego à cama e dá-me o sono e são menos umas páginas que eu leio. Porém, aos fins-de-semana tento compensar e lá acabei o livro do momento.

 

A febre Elena Ferrante está instalada e há várias razões para isso. Toda a gente lê a tetralogia que começa com A Amiga Genial porque – e esta é uma razão forte – a autora faz questão de ser praticamente desconhecida – não se conhece o rosto e especula-se que Elena Ferrante não seja o seu verdadeiro nome.

 

A história da tetralogia percorre grande parte da vida de duas mulheres, que se conheceram quando eram crianças, por volta dos seis anos. Em A Amiga Genial, a autora relata a convivência das duas amigas – embora, exista uma relação conflituosa – durante a infância e a adolescência. Suponho que os próximos livros contem a relação de ambas durante as próximas fases da vida.  

 

Numa época em que a mulher era obrigada a obedecer aos pais, numa primeira fase, e, depois, ao marido, uma das personagens, Lila, é figura dissonante desta realidade pois tende a fazer sempre o que lhe apetece sem a preocupação de ter que agradar a alguém. Penso que é isso que atrai a narradora do livro, Elena Grego, e a faz ter quase uma obsessão por esta amiga.

 

É engraçado que ao ler este livro lembrei-me de algumas pessoas que passaram pela minha vida e algumas situações que eu fui observando. Eu gosto de ler livros cuja história me faça sentido e que eu a consiga ver na realidade. Foi isso que aconteceu com A Amiga Genial e penso que esta será a segunda razão para que toda a gente esteja a ler Elena Ferrante. Vou avançar para o segundo livro e depois digo-vos se a leitura foi com o mesmo gosto do primeiro.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.